quinta-feira, 8 de março de 2012

MMA um Exemplo de Segurança

Violento EU ? MMA é um exemplo de Segurança



José Mentor deseja criar uma lei proibindo a transmissão de MMA na TV brasileira. A TATAME entrou nessa briga, comparando o esporte com outras modalidades populares, mas que já envolveram mortes. Mas, por que somente o MMA sofre esse preconceito no Brasil?

O futebol, esporte mais popular no país, já teve casos famosos de violência e morte. O maior ídolo da história do Flamengo, Zico, teve sua perna fraturada em uma entrada criminosa de Márcio Nunes, do Bangu. Márcio dos Santos, em 2002, o camaronês Foé, em 2003, Serginho, Féher e Pavitski, em 2004, Abdelwahab, em 2006, e Puerta e Rojas, em 2007, foram os casos mais famosos de mortes de jogadores em campo, inclusive com transmissões ao vivo mostrando o fato.

Pegando como exemplo o Boxe, que também é um esporte de contato físico, com socos, em toda sua história já tiveram mais de 1.255 óbitos, em 72 países. Enquanto isso o MMA, por enquanto, não registrou mortes em eventos regulamentados por Comissões Atléticas.

Quem não se lembra do acidente fatal de Ayrton Senna, no GP de Ímola, em 1994? Pois é, o piloto brasileiro estava no auge e teve sua carreira interrompida de forma trágica. Desde a década de 50, quando a Fórmula 1 começou a ser disputada, 45 pilotos morreram nas pistas. Na Fórmula Indy, Stockcar e Moto GP, não é diferente, com óbitos de profissionais.

Enquanto isso, uma Comissão Atlética rege o MMA nos Estados Unidos, banindo a participação de atletas que apresentem qualquer problema de saúde.

Essa discussão tomou tanta proporção que o jornalista do jornal “O Globo”, Zuenir Ventura também entrou nessa polêmica, com uma coluna criticando abertamente o MMA. Em contato com a TATAME, o escritor deu sua posição sobre o esporte, o criticando e comparando com outras modalidades.

“Não sou fã das Fórmulas 1 e Indy, mas ao contrário das lutas de MMA, o objetivo é a velocidade, não a violência”, comentou. “A previsão é que daqui a pouco o MMA ultrapasse o Vôlei e a Fórmula 1 em popularidade, perdendo apenas para o futebol. A extraordinária cobertura que vem recebendo da televisão contribui muito para isso, que o diga Galvão Bueno. A cultura da violência agradece”.

Mas também tem gente que defende o MMA. O ex-lutador de Boxe Acelino Popó é um deles. Um entusiasta do esporte, o atleta afirmou que existem esportes mais violentos, mas que não sofrem com esse preconceito.

“O MMA não é tão violento quanto as pessoas pensam. Tem as regras, seus limites, juízes e médicos. Creio que haja esportes muito piores, como o hóquei, no qual o couro come, o futebol americano...”.

Em choque com o deputado que deseja impor essa lei, Anderson Silva e Wanderlei Silva já criticaram a postura do político. Quem será que ganha essa luta?

[ fonte do site TATAME]

2 comentários:

  1. Quem é José Mentor? Hoje tudo é violento, em novela tem violência, no jornal é o que mais tem, na vida real sem comentários. O MMA são pessoas treinadas, que dão duro para conquistar o que desejam, como qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia meu caro. Realmente não tenho posição formada ainda quanto ao MMA... mas penso que ainda é cedo, considerando que o "esporte" ainda é muito novo, para se utilizar de estatísticas a favor ou contra a prática da modalidade.

    Em relação ao boxe, também penso que as pancadas na cabeça ao longo de todo uma carreira pode também gerar alguns danos. Apesar de no boxe existir menos contato.

    De qualquer forma vou refletir, colher dados, para depois formar minha opinião.

    Obrigado pela dica do blog.

    Abraço, @RenaudGabriel.

    ResponderExcluir